Edward Smith-Stanley, 14º Conde, era um homem robusto com pés grandes e tinha dificuldade em calçar sapatos fechados de sua época, como Oxfords.
Para resolver o problema do conde, seu sapateiro desenvolveu um novo sistema de amarração, onde suas abas se abriam para permitir melhor ajuste ao peito do pé, o que proporcionou um encaixe mais confortável e flexível ( e até nos dias atuais o derby é uma ótima opção para quem tem o dorso do pé maior) e também conferiu a ele um traço de casualidade.
Assim, em meados do século XIX, na Inglaterra, surge o Derby, proporcionando flexibilidade e conforto excepcionais.
Como escolher um derby que combine com sua rotina?
Embora o derby possa ser facilmente ajustado para diversos visuais, alguns modelos de derby se diferenciam uns dos outros.
Couro liso:
É um calçado muito versátil e que pode ser usado desde eventos sociais a reuniões de trabalho.
A versão mais clássica e formal, que transmite seriedade e sofisticação mas que ainda assim pode ser usado em propostas menos formais.
Camurça:
Uma opção mais casual, mas ainda transmitindo elegância e bom gosto.
Brogue:
Possue perfurações decorativas no couro, tornando-o menos formal, todavia, ainda há a possibilidade de montar um traje mais sério.
Sola tratorada:
Uma versão mais moderna e robusta, que é ideal para quem quer adicionar um toque urbano e pesado ao visual.
Quando usar o derby
Embora possa ser usado em ocasiões formais, o Derby é considerado um modelo mais versátil e mais casual que o sapato Oxford (que possui uma amarração fechada). A amarração aberta permite que ele seja usado em uma variedade de combinações.
Couro liso:
É um calçado muito versátil e que pode ser usado desde eventos sociais a reuniões de trabalho.

Você pode combinar o derby de couro liso com ternos e alfaiataria, e para composições menos sociais ele pode ser combinado com jeans de cor escura (ao combinar com o jeans é importante levar em conta que quanto mais sóbrio ele for, mais seriedade ele pode transmitir) e calças chino.
Camurça:
é uma excelente opção para criar composições que transitem entre o casual e o elegante, a textura da camurça o torna ideal para diversas ocasiões do dia a dia e eventos formais. O Derby em camurça e ideal para quem busca por um visual a sofisticado e versátil.

Você pode combinar o sapatos de camurça com composições mais casuais, com calças jeans ou chino, mas também com peças mais sofisticadas, com calças de alfaiataria e tecidos como sarja ou linho, a composição do visual irá depender do que você quer transmitir, e é importante falar que com o derby camurça você fica aberto a diferentes escolhas.
Brogue:
O Derby com brogue é o sapato perfeito para ocasiões elegantes e descontraídas, as perfurações conferem ao sapato personalidade, e lembre-se, o nível de perfurações é proporcional a informalidade do derby brogue. Por isso, quando mais simples e com menos furos, mais formal será.
Vale constar que um derby com brogue de couro é mais formal que um derby em camurça.



Para falarmos sobre como combinar o sapato derby com brogues, é importante considerar a variação de cores, o formato da biqueira e o estilo do brogue.
Com essas imagens, é possível visualizar algumas das diversas possibilidades de combinações com um derby brogue.
Com solado tratorado:
ideal para transmitir modernidade com um toque urbano.

Sua característica marcante é o contraste entre o design clássico e a robustez da sola, o que o torna ideal para composições casuais mais sofisticadas, podendo ser combinado tanto com peças de alfaiataria quanto com opções mais descontraídas, como jeans e calças chino.