Botas | lucas silva | 31.10.25

Bota Chukka - História e combinações

A bota Chukka surgiu na Inglaterra, no início do século XX, e seu nome tem origem no jogo de polo, em que cada tempo é chamado de “chukker”. Inspirada no calçado usado pelos jogadores fora do campo, a Chukka nasceu para oferecer conforto, leveza e praticidade, sem abrir mão da elegância britânica.

Feita originalmente em camurça, mas hoje encontrada em couro liso, ela tem o cano curto, fechamento com cadarço na altura do tornozelo e se destaca por seu visual simples e versátil.

Assim, ela se popularizou como um símbolo de conforto e praticidade, unindo um sapato esportivo com à elegância casual inglesa, e até nos dias atuais ela é a escolha perfeita para quem busca por estilo com naturalidade.

Botas Chukka Heyor em camurça

Quando usar?

A bota Chukka é versátil e refinada, podendo ser usada de diversas formas.

A composição do visual altera o que você transmite, com isso não há uma regra para quando usar a bota em couro ou camurça, mas no geral o couro liso confere ao visual, um toque refinado, já o camurça é mais versátil e transmite mais casualidade.

Ocasiões formais

Se você busca transmitir formalidade em alguma ocasião, a bota chukka é ideal para você, ela pode ser combinada com terno, com blazer e calça social e alfaiataria.

a Bota chukka pode ser usada em ocasiões como jantares, passeios, casamentos e ambientes de trabalho que exigem mais seriedade.

Vale constar que a barra da calça deve ter um caimento adequado, sem ser muito justa, para não acumular tecido sobre a bota, deixando essa composição ainda mais elegante.

Ocasiões informais

Se o seu objetivo é ter uma bota para ocasiões informais, a bota chukka consegue se ajustar com facilidade na sua rotina, quando combinada com calças em jeans, sarja ou chino, e com camisas polo ou camisetas básicas você consegue criar composições confortáveis e sofisticadas

Para o uso diário, a bota se torna perfeita pelo seu conforto e pela facilidade de criar combinações.

Ela também pode ser usada em ocasiões semi-formais como em passeios descontraídos, encontro com amigos, trabalho ou em passeios curtos.

O modelo está usando uma Bota Chukka em couro marrom camurça.

Como combinar?

 

Para uma proposta mais casual, você pode combinar a bota chukka com uma calça jeans de corte reto ou slim e uma camiseta básica ou polo. Se quiser adicionar outra peça, adicione uma jaqueta jeans ou de couro. As cores de bota mais indicadas para essa proposta são marrom ou areia, em  camurça.

 

Para uma proposta casual elegante, combine a chukka com uma calça chino em tons mais neutros, como bege ou azul-marinho, e uma camisa de botão de um tom mais claro, como branco ou azul-claro. Um blazer ou um cardigan podem completar o visual e adicionar estilo e personalidade. Para essa proposta, prefira botas de couro liso em tons escuros, como marrom ou whisky.

Para uma proposta mais social leve, opte por uma calça de alfaiataria slim com camisa social sem gravata e um blazer estruturado. As chukkas de couro preto ou marrom são ideais para esse tipo de combinação.

Para uma proposta de inverno casual, combine a chukka com uma calça jeans escura, um suéter, um sobretudo ou jaqueta mais estruturada. Aposte em botas de camurça ou couro, com cores como marrom, whisky ou preto.

Para uma proposta mais leve, para o verão, use calça chino ou bermuda sarja, acompanhada de uma camisa de linho. Prefira chukkas em camurça, com tons em areia ou marrom claro.